Maior Sela do Mundo

Desde há muito tempo que a Vila de Torre de Dona Chama é reconhecida pelo vasto leque de artesãos que possui, responsáveis pela grande parte do artesanato produzido no concelho e mesmo no distrito.
Tendo consciência dessa realidade, e dado o risco de extinção a que estão votadas algumas artes, sentiu-se a necessidade de proporcionar uma homenagem tão merecida ao artesanato e sobretudo aos artesãos da Torre.
Tal ideia tornou-se na pretensão de entrar para o livro do Guinness com um trabalho artesanal, que permitisse o seu conhecimento num âmbito internacional.
Em Novembro de 2007, a Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama iniciou uma candidatura para a construção da “maior albarda da mundo” perante o Guinness. Dada a inexistência da categoria “albarda” no livro dos recordes, foi-nos indicada a alteração para a construção de uma sela (categoria já em monitorização pelo Guinness).



Depois de uns longos três meses, eis que chega aquela que era sem dúvida a compensação mais valiosa pelo esforço, pela dedicação daqueles que como sabemos foram os autores da maior Sela do mundo.
Foi no passado dia 29 de Maio que chegou à Vila de Torre de Dona Chama o esperado certificado do recorde ao Guinness.
Foi o resultado de muito trabalho muita dedicação que permitiu mostrar ao mundo que numa pequena vila do interior do Nordeste transmontano existem pessoas de garra e de vontade.
Enquanto Presidente da Junta tenho que agradecer aos artesãos Carlos Almeida e Manuel Nogueira, que logo que lhes foi lançado o desafio não mais pararam, a todos aqueles que colaboraram connosco tornando aquela que parecia uma verdadeira aventura numa realidade.
A Junta de Freguesia pretendeu dar a maior ênfase possível a este feito e assim desenvolveu um projecto para um edifício que será um espaço dinâmico – Museu das Artes e Ofícios, espaço este que assume uma forma perfeita de valorização do nosso artesanato.

Paula Lopes

Sem comentários: