Tuas barbas caídas sobre o peito

Tuas barbas caídas sobre o peito,
Amareladas de sujo e abandono,
Cheias de não sei que sabedoria ou ignorância profunda,
Fazem-me quase desejar o teu reino.
Que leve andas tu: três sacos cheios de tralha,
A tua tralha, não a tua vida.
A tralha de alguns torna-se a vida deles,
Mas a tua é só para ir andando,
Para o mínimo conforto na tua passagem.
Que leve andas! Quão leve anda,
Quão livre é quem nada tem!
Tudo o que tens são esses três sacos
E esse é o teu peso.
O teu olhar nas pessoas que passam...
Olhas como quem olha a corrente de um rio,
A corrente dá-me calma,
Tu dás-me calma
E ensinas-me, sem nada dizeres, o verdadeiro valor
Disto que estou a usar.
Por vezes esqueço-me...
Por vezes perco-me em coisas fúteis,
Em ideias falsas e mundos postiços.
Aí abandonado pela sociedade,
És mais tu do que os que passam.
Deles só queres uns metais para comer,
Porque estás numa cidade,
Porque os homens estão a tornar tudo numa cidade
O que dificulta a liberdade, a tua liberdade...
O que sonhas, o que desejas, o que ambicionas?
Sentir a relva fresca, o teu peso nos músculos,
Cores que passam, se mexem, pessoas, pombas,
O ruído dos carros que passam, das vozes que se atropelam...
A teu mundo és tu e três sacos
E isso torna o teu olhar leve, despreocupado, livre.
Não tens o ar carregado de quem tem que fazer isto,
Para ganhar aquilo, para comprar aquela outra coisa.
Não temes perder o que tens, porque é tão pouco,
Quase nada. Não temes porque só te tens a ti
E aos teus sentidos e à tua vida... e sabes isso.
Esquecemo-nos que só nos temos a nós,
Aos nossos sentidos, à nossa vida...
Se falasses e pregasses a tua doutrina do nada,
Do tudo, do essencial, da vida...
Saltar para o vazio dá uma descarga de frescura,
De liberdade que nos explode no peito,
Nos limpa a alma de porcarias e coisas importantes,
Torna-nos puros e cheios de vida, porque só essa importa.
Era um vez um homem que não tinha nada
E era o mais rico de todos os homens da grande cidade!
06-03-06
João Bosco da Silva

1 comentário:

João Bosco da Silva disse...

Ora bem...tenho novidades e desta vez não queria ficar de fora. Aqui, nesta desolada terra de antiteses geladas, a inspiracao surge...